Enxaqueca!!! E agora?

02/10/2010 10:53

As mulheres estão no topo da lista das pessoas que mais sofrem com a enxaqueca, aquela dor de cabeça chata, forte e que tira o ânimo de qualquer um. Pesquisas apontam que cerca de 17% delas sofrem com a doença. Nos homens esse número cai para 6%. A explicação são os hormônios. As mulheres têm uma carga hormonal peculiar, que oscila bastante por causa de diversos fatores, incluindo uso de anticoncepcionais e ciclo menstrual.



Uma época que favorece para a melhoria do quadro é a gravidez. A explicação é o aumento dos níveis de estrogênio (lá vêm os hormônios de novo!). Por isso, a partir do segundo trimestre de gravidez, a mulher já pode sentir significativo alívio. "Muitas mulheres tem menos crises durante a gravidez", diz o especialista. Entretanto, uma parcela do grupo ainda pode sofrer com as dores, mesmo durante a gestação.

 

 

 

APRENDA A EVITAR E CONTROLAR AS CRISES

Pequenas mudanças no estilo de vida contribuem positivamente para o controle das crises de enxaqueca. Além disso, também trazem benefícios incontáveis para a saúde. Veja as dicas listadas pela Sociedade Brasileira de Cefaléia:

- Estabeleça hábitos regulares para as refeições e sono;
- Faça algumas mudanças na dieta, diminuindo ou até mesmo eliminando certos alimentos que deflagram a dor;

A boa alimentação é seu ótimo aliado


- Evite a ingestão de bebidas fermentadas, como o vinho tinto;
- Não se exponha demasiadamente ao sol e à claridade;
- Evite se exercitar em dias quentes;
- Evite o uso excessivo de perfume;
- Não fique em local recém-pintado ou onde estejam usando solventes químicos;
- Comece uma dieta rica em magnésio (que se encontra em alimentos verdes frescos, frutos do mar e nozes) e em um aminoácido chamado triptofano (que pode ser encontrado em verduras frescas, no feijão e em cereais integrais).

 

Sentiu aquela dorzinha? Esteja preparada:


- Tenha sua medicação sempre à mão. Tome o remédio para crise recomendado pelo seu médico, mas nunca mais de duas vezes por semana; - Em caso de dor intensa, procure um local fresco e escuro para se recostar, mas não se deite;
- Coloque gelo sobre as áreas dolorosas;
- Beba muita água e coma moderadamente;
- Principalmente, descanse.


Rita de Cássia


papeando a gente se entende